Os cookies são informações que o navegador guarda para melhorar sua experiência de acesso ao portal da PIBBC. Não há problema em aceitar. Seu navegador já aceitava automaticamente em todos os sites, mas a nova lei de proteção de dados exige a exibição desse alerta. Aceitar

Data referência 10/01/2026

Tradição ou tradicionalismo - parte 2

Autor: Oswaldo Luiz Gomes Jacob, Pr.

      Ser um tradicionalista é valorizar mais os pensamentos do homem do que os pensamentos de Deus. Valorizar o aparente em detrimento do interior. 
      A tradição, por outro lado, é uma caminhada olhando para fé dos cristãos genuínos do passado. A tradição liga o passado ao presente visando a construção de um futuro promissor. A tradição é valorizar os homens e mulheres do passado como aqueles que são mencionados em Hebreus 11. Ela valoriza mais o homem do que a instituição. Vive pelo ser. Tradição é a história daqueles que viveram pela fé em tempos turbulentos, tempestuosos. Ela enseja a busca constante pelo Transcendente, pelo Senhor. Ela considera os erros do passado visando os acertos do presente como matéria prima para a construção do futuro. Tratando-se de tradição cristã, a Pessoa de Cristo é central. A Sua Igreja é constituída de homens e mulheres que viveram e vivem pela fé na suficiência de Cristo. Tradição é contar as histórias para os filhos e netos. Ela não é estática, mas dinâmica. Não vive simplesmente do passado, mas tem um olhar clinico no presente, planejando para o futuro. Na Bíblia, temos a tradição dos patriarcas, sacerdotes, reis,  profetas e apóstolos. Ela é um legado rico de experiências com o Senhor e com o próximo. Não é um fim em si mesma. É um meio de benção. Uma escola rica em histórias dos grandes feitos de Deus na vida do Seu povo. Ser tradicional é olhar para o futuro com fé, confiança e esperança. Jesus nos deixou o evangelho do Reino. Ele amou a Igreja morrendo por ela. Não sou um tradicionalista, mas um tradicional. Não tenho visão de galinha, mas de águia. Não quero ficar mergulhado em mim mesmo, mas nas águas cristalinas da graça de Deus em Cristo.  Precisamos valorizar a nossa tradição cristã riquíssima em manifestações da graça, dos feitos portentosos de Deus na História. Precisamos sentar com os nossos filhos e contar-lhes acerca da fé viva dos que morreram. Tradição é imitar a fé do que já estão com o Senhor. Olhar para a fé de Abraão, a persistência de Jacó, a coragem de Davi, a firmeza de Elias, a fidelidade e a pureza de Daniel, a intrepidez e a ousadia de João Batista. A tradição olha para o passado como uma experiência de fé, pois são lições valiosíssimas para o nosso crescimento espiritual. A tradição cristã olha com esperança o futuro. O mesmo Jesus que esteve outrora com os nossos irmãos, está conosco hoje e estará  no futuro. Vivamos a tradição cristã, amando ao Senhor de todo o nosso coração e ao  próximo como a nós mesmos. Socorrer os aflitos e amargurados de alma. Graças ao Pai, Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e para sempre (Hb 13.8). Ele é a nossa tradição segura. Aquele que nos libertou da escravidão do tradicionalismo para a liberdade da tradição de Cristo, nosso Senhor. 

Rua Cruzeiro do Sul, Nº 881, Bairro Miramar - Belo Horizonte - MG (31)3144-8664

Cultos

- EBD 09:00:00 (Apenas presencialmente)
Domingos pela manhã 10:00:00 (Streaming ao vivo)
Domingos à noite 19:30:00 (Streaming ao vivo)
Terças e Quintas 20:00:00 (Transmissão online)

Nascida da fé, marcha na fé, pregando que "o justo viverá pela fé."


Rubens R. Neto - Desenvolvedor WEB