“Procurai a paz da cidade para onde vos desterrei e orai por ela ao Senhor; porque na sua paz vós tereis paz.” Jeremias 29.7
O texto acima faz parte da carta que Jeremias enviou de Jerusalém para aqueles que estavam exilados na babilônia. Claro que a carta levava o recado de Deus ao povo e começava com: “Assim diz o Senhor”.
Mas o mais intrigante é que, estando o povo em terra estranha contra sua vontade, desterrados de forma violenta, o Senhor lhes ordena procurar a paz da cidade onde estavam e ainda orar por ela. Certamente o povo tinha a vontade de lutar contra os babilônios, todavia, não é a ordem que recebem de Deus.
Nossos caminhos não são os caminhos do Senhor e nossos pensamentos não são os pensamentos dEle (Isaías 55.8). Vivemos em um mundo dominado por Satanás (I João 5.19). Um mundo que nos odeia (João 15.18-19). Ainda assim, recebemos do Mestre a missão de orarmos por aqueles que nos odeiam (Lucas 6:28). E ainda, anunciarmos a estes o amor de Deus (Mateus 28.19).
Não sejamos pois como o profeta Jonas que considerava tão somente as maldades de Nínive, mas não o amor de Deus sobre seus habitantes, assim como, por ele próprio.