Nós guardamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência de navegação. Ao aceitar, você concorda com esse monitoramento. Saiba mais em nossa política de privacidade. Aceitar

Data referência 26/05/2024

Onde foi que eu errei?

Autor: Helcias, Pr.

Errais, não conhecendo as Escrituras nem o poder de Deus.

 Mateus 22:29

     Estas palavras são do Senhor Jesus e foram dirigidas aos saduceus quando interrogaram-no acerca da ressurreição. Eles perguntaram a Jesus acerca do casamento após a ressurreição, numa espécie de pegadinha, que tão somente revelava a ignorância ou o analfabetismo deles acerca das Escrituras Sagradas. Se conhecessem as Escrituras, certamente não teriam questionado a Jesus sobre isto.

     Infelizmente, esta ignorância ou analfabetismo das Escrituras, não foi exclusividade dos saduceus da época de Jesus. Tem sido dominante entre os religiosos de todos os tempos. Isto tem sido fator preponderante para uma infinidade de problemas os mais variados, pelos quais passamos. É vera e bastante atual a constatação do salmista: Rios de águas correm dos meus olhos, porque os homens não guardam a tua lei. Salmos 119:136.

     A última tragédia no Haiti, foi um simples produto disto. Os homens se afastam de Deus e recebem alertas, sem contudo se arrependerem. Se olharmos a história deste pequeno país, encontraremos um povo mergulhado em crendices e feitiçarias como macumba e vodus. Tornou-se então uma nação essencialmente católica por influência da colonização francesa e forte catequese. Assim, como em todos os cantos do mundo onde está a igreja católica, houve grande sincretismo religioso com absorção de todas estas  práticas maléficas. O resultado foi o mais pobre e desgraçado país das Américas. Também ele poderiam perguntar: Onde erramos? 

     Infelizmente, isto também é notório em outras esferas. Famílias contam os cacos de seus fracassos e não sabem onde foi que erraram. Os filhos drogados, casamentos desfeitos, lares desestruturados e filhos sem qualquer referência de uma família, são alguns dos problemas familiares do nosso tempo. E de novo: Onde foi que erraram? A resposta: Erraram por não conhecer as Escrituras e o poder de Deus. E porque não conheceram? Porque o seu conselheiro foi muitas vezes a televisão com a maior de todas as pragas hodiernas: as novelas. Estas têm eliminado os referenciais de moral do nosso povo. E porque têm conseguido isto? Responda a si mesmo: Quanto tempo você gasta assistindo à sua televisão e quanto tempo você gasta estudando a Palavra de Deus? 

     O conselho dos ímpios tem sido onde temos preferido estar. Há lares sendo destruídos pelo mau uso de computadores. Cônjuges que não têm  tempo para conversarem entre si, mas as vezes, viram a noite falando com desconhecidos amáveis e carinhosos(as) em redes sociais. O resultado? Mais lares destruídos.

     Estas são apenas amostras resumidas de situações geradas pelo afastamento da Palavra de Deus. Precisamos, meus amados, urgentemente entronizarmos a Palavra de Deus até mesmo nas coisas mais comuns de nossas vidas, porque do contrário, estas coisas desandam. A Palavra de Deus  é a única coisa neste mundo, capaz de nos manter nos trilhos, para que mais tarde não venhamos a questionar: Onde foi que eu errei? Mas se chegar ao ponto de ter de fazê-lo, saiba que a resposta é sempre a mesma: O erro foi ter  deixado de lado a santa e perfeita Palavra de Deus porque: 

Toda Escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça, para que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente instruído para toda boa obra.

 II Timóteo 3:16 e 17