Nós guardamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência de navegação. Ao aceitar, você concorda com esse monitoramento. Saiba mais em nossa política de privacidade. Aceitar

Data referência 30/06/2024

O perdão é sempre condicional

Autor: Pr. Dinelcir de Souza Lima

     Há muito que ouço afirmativas estranhas sobre o perdão. Tem gente que diz que ninguém pode perdoar porque só Deus tem este poder. Quem diz isto está errado porque Jesus nos ensinou a perdoar. Tem gente que parte para o outro extremo e afirma que precisamos perdoar incondicionalmente a qualquer pessoa que nos ofende. Quem diz isto também está errado porque a Bíblia ensina que o perdão é sempre sob condições.

     Da parte de Deus, por exemplo, Ele só perdoa a quem se arrepende. Esta é a atitude essencial para quem deseja receber o perdão divino. Também encontramos na Bíblia que para recebermos o perdão precisamos confessar nossos pecados. A confissão é atitude que segue o arrependimento.

     Mas, sabemos que para uma pessoa se arrepender é necessário o reconhecimento do pecado. Sem o sentimento de se ter cometido um erro, uma ofensa contra Deus ou contra o semelhante, não há condição alguma de arrependimento. Mas, se uma pessoa reconhece que errou contra outra pessoa tem todas as condições de ser perdoada. Em Lucas 17:3,4 encontramos o Senhor Jesus ensinando: Se teu irmão pecar contra ti, repreende-o; e se vier a se arrepender, perdoa-o. E se sete vezes ao dia pecar contra ti, e sete vezes aos dia voltar a ti, dizendo: Me arrependo; perdoa-o. A repreensão é necessária ao ofensor para que ela possa reconhecer o erro.

     Podemos, então, apontar para três atitudes pessoais que possibilitam o perdão: 

reconhecimento do erro que ocorre mediante a repreensão; 

o arrependimento que é manifestado de forma pessoal e diretamente pelo ofensor ao ofendido; 

e confissão do erro que é a manifestação verbal do erro.

     Aí sim, como Deus perdoa a todos os que reconhecem o seu pecado, se arrependem e se dirigem a Ele através de Jesus Cristo confessando o pecado, temos que perdoar os nossos ofensores que vêm até nós, depois de repreendidos, declarando o arrependimento do erro.