Autor: Helcias, pr.
Bem sei eu que tudo podes, e nenhum dos teus pensamentos pode ser impedido. Quem é aquele, dizes tu, que sem conhecimento encobre o conselho? Por isso, falei do que não entendia; coisas que para mim eram maravilhosíssimas, e que eu não compreendia. Escuta-me, pois, e eu falarei; eu te perguntarei, e tu ensina-me. Jó 42:1-3.
Estas foram palavras de Jó em humilhação diante de Deus, após ter sido por Ele, repreendido por seu questionamento.
No livro de Rute, encontramos um relato simples e aparentemente sem importância, sobre a vida de uma viuvinha e de sua sogra. Todavia, ao verificarmos o correr da história, verificamos que aquilo que nem mesmo Rute, Noemi ou Boás poderiam imaginar, era de suma importância para toda a história humana, porque tudo o que lhes sucedeu, fazia parte do plano de Deus na salvação da humanidade, pois Jesus veio a ser um descendente deles.
O Senhor nosso Deus está no controle absoluto da história e nas coisas mais insignificantes aos nossos olhos, está a ação dEle.
Tomemos a atitude de Jó depois do encontro com Deus como exemplo e aprendamos que os planos de Deus se cumprem, independente das circunstâncias ou dos personagens, porque Ele é Deus e não há outro.