Autor: Helcias, pr.
“Retribui, Senhor, aos nossos vizinhos, sete vezes tanto, o opróbrio com que te vituperaram.” Salmo 79:12
O pedido do salmista é justo. Clama por justiça sobre aqueles que com opróbrio, vituperaram ao Senhor. Com uma expressão mais simples e atual, podemos dizer que, ele pede justiça da parte de Deus sobre aqueles que desonraram e envergonharam o nome do Senhor.
Há, porém, que considerar-se o fato de este pedido ser feito a respeito de ímpios. Quando voltamos nosso olhar para nós mesmos, como povo de Deus, é imperativo que não se peça a justiça da parte de Deus sobre nossos atos, mas que lembremo-nos do que diz o profeta Jeremias: “As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim;” Lamentações 3:22
O que seria de nós se o Senhor nos atendesse com justiça? O que seria de nós, se o Senhor nos retribuísse conforme a honra que dedicamos ao Seu Santo Nome? O que seria de mim e de você se o Senhor não tratasse com misericórdia nosso descaso para com a missão que nos é confiada por Ele de sermos vasos de honra?
Lembremo-nos pois de nossa miserável condição e supliquemos a Deus por misericórdia e não por justiça. Da próxima vez que você se sentir injustiçado, lembre-se disto!