“E disse: Bendito seja o Senhor, Deus de meu senhor Abraão, que não retirou a sua benignidade e a sua verdade de meu senhor; quanto a mim, estando no caminho, o Senhor me guiou à casa dos parentes de meu senhor.” Genesis 24:27
O texto acima é parte da narrativa bíblica da ocasião em que Abraão manda seu servo buscar uma esposa para seu filho Isaque. Observemos que o servo de Abraão louva a Deus pelo sucesso de sua missão. Todavia, ele diz algo que merece especial atenção de nossa parte. Ele diz: “quanto a mim, estando no caminho, o Senhor me guiou à casa dos parentes de meu senhor.” Ele estava no caminho, mas não era qualquer caminho, como quem andasse sem rumo. Ele seguira conforme as ordens de seu senhor. Abraão lhe havia feito jurar que não tomaria mulher da terra de Canaã, mas de sua parentela. Ele é então guiado até o lugar onde pode cumprir sua missão e seu juramento.
Estar no caminho é a fé posta em prática. É o servo que não anda por seus próprios caminhos, mas que deixa que o Senhor guie os seus passos.
É como disse o salmista Davi: “O Senhor é o meu pastor (guia)”; “Leva-me às águas tranquilas”; “Guia-me pelas veredas da justiça”.