Data referência 31/01/2026
Autor: Helcias, Pr.
“Além das coisas exteriores, há o que pesa sobre mim diariamente, a preocupação com todas as igrejas. Quem enfraquece, que também eu não enfraqueça? Quem se escandaliza, que eu não me inflame? Se tenho de gloriar-me, gloriar-me-ei no que diz respeito à minha fraqueza.”
II Coríntios 11:28-30
O apóstolo Paulo em sua defesa, apresenta uma extensa lista de sofrimentos que incluía perseguições entre as quais, destaca-se, até mesmo, esta: “em perigos entre falsos irmãos” (v. 26). É notório nas cartas do apóstolo, as incessantes perseguições movidas por aqueles que se diziam “irmãos”.
Todavia, no verso 28 Paulo apresenta o seguinte: “Além das coisas exteriores, há o que pesa sobre mim diariamente, a preocupação com todas as igrejas.” Este era o motivo para que Paulo suportasse todas estas coisas.
Infelizmente, há crentes, cuja preocupação com a Igreja de Jesus Cristo, não é capaz de mantê-los nem mesmo em sua Igreja de origem, onde foram evangelizados, onde conheceram Jesus Cristo e onde foram alimentados com alimento espiritual saudável. Tão diferentes são do apóstolo, que não precisam de uma lista nem de longe parecida com a dele para abandonarem a Igreja, pois falta-lhes o essencial: a preocupação com a Igreja ou, em bom português, o amor à Igreja.
Fica-nos, porém, o apelo veemente e repetitivo do apóstolo: “Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo.”
Cristo ama a Igreja, Paulo amou a Igreja e eu amo a Igreja que é de Cristo.
E você?